REPERTÓRIO ATUAL

REPERTÓRIO ATUAL
Contatos: cit.artelivre@gmail.com



GARBO DIVINA






SINOPSE


A inesquecível atriz da idade de ouro de Hollywood povoou um mundo oculto de emocionantes segredos. DIVINA GARBO revela as complexas e íntimas conexões que se ocultavam sobre a personagem pública de Greta Garbo, o maior mito do cinema.


Correspondências privadas, arquivos do FBI guardados durante muito tempo e uma série de documentos são revelados neste espetáculo em uma sucessão de aventuras que se mantiveram na estrutura do poder da indústria cinematográfica. Greta Garbo foi uma das dez estrelas de Hollywood suspeitas de permanecer no Partido Comunista na metade do século XX.


DIVINA GARBO define a misteriosa estrela (sua obsessão pela intimidade), as estranhas regras que estabeleceu para aqueles que permitiu olhar dentro do seu templo de solidão, inclusive o fim prematuro de sua carreira cinematográfica.

Roberto Cordovani viverá Greta Garbo em 5 fases:

1ª) Rodando Rainha Cristina  em 1933;

2ª) Concedendo tal vez uma das únicas entrevistas em 1939;

3ª) Com Hattie MacDaniel, em 1941; 

4ª) Masculinizada em 1970; e

5ª) Em 1990 aos 84 anos (meses antes de seu falecimento).

Bruno Portela, interpretará 3 personagens distintos:

1º) Diretor Rouben Mamoulian nas rodagens de Rainha Cristina em 1933;

2º) A atriz e cantora Hattie Macdaniel (1ª atriz negra a receber o Oscar); e

3º) O porteiro do edifício onde Greta Garbo morou 37 anos em Manhattan.


FICHA TÉCNICA

Autor.......................................................................................Roberto Cordovani
Espaço Cênico........................................Roberto Cordovani e Bruno Portela
Figurinos...................................................................CIT Arte Livre e Daíse Neves   
Cenário Virtual e Trilha Sonora.......................................................Bruno Portela
Direção........................................................Roberto Cordovani e Bruno Portela
Fotos.........Mary Quintero, Miguel Mattos, Xoán Piñón e Antonio Guerreiro
Produção Executiva no Brasil........................................................Vitória Ângela
Projeto de Luz...........................................................................Roberto Cordovani
Duração do espetáculo............................................................................1h 20min
Classificação Indicativa.........................................................Maiores de 14 anos
Modalidade....................................................................................................Adulto
Gênero............................................................................................................Drama 
 



O RETRATO DE DORIAN GRAY


 
Sinopse

Vigoroso e contra a moral burguesa da sua época, O Retrato de Dorian Gray é uma das obras primas de Oscar Wilde. Uma das mais célebres histórias da literatura inglesa. Seu êxito permanente se prende não só na originalidade da sua trama como também nas ideias estéticas e ao estilo brilhante do seu refinado autor. 
O Retrato de Dorian Gray se revela atual e rico de conteúdo, envolvendo a busca da perfeita realização sexual e a afirmação de uma arte que vale por si mesma.
A espantosa história de um homem que se mantém jovem enquanto o seu retrato envelhece, mostrando sinais da sua degradação física e moral.


Roberto Burle Marx (A importância do cenário)
O maior paisagista mundial, criador da parte urbanística de Brasília, Rio de Janeiro (Aterro do Flamengo, Jardim Botânico, Parque Lage) e dos novos jardins do Louvre em Paris entre grandes esculturas e jardins em todo o mundo, aceitou o desafio de Cordovani em criar por primeira vez um cenário para uma obra teatral de tamanha importância estética como a do O Retrato de Dorian Gray, vencedor em 1994 dos Prêmios Compostela de Teatro ao melhor cenário.


Conrado Segreto
Um dos grandes mitos da moda brasileira, Conrado Segreto (in memorian) criou com exclusividade os 35 trajes que ao longo de 1h40min de espectáculo são utilizados entre os 4 actores e 12 personaxes.
Desde alegorias, como pezas de alta costura, às bijuterias e calçados, a estética de Conrado Segreto é fiel ao exuberante Oscar Wilde.

 
O Elenco                                         
Roberto Cordovani, Bruno Portela e grande elenco
 
Ficha Técnica 
Decorado.......................................................................................Roberto Burle Marx
Figurinos..........................................................................................Conrado Segreto
Restauración de decorados e efectos especiais...............Bruno Portela
Direción..........................................................................................Roberto Cordovani
Apoio Cultural
- Peluqueria María Carrera
- Fotos Emilio Fernández
- Barco León Pinturas
- Betty Novias
- Sodinor (Son, dobraxe e imaxe)
EVA PERÓN, O ESPECTÁCULO



Sinopse:
Amada e exaltada pelos pobres, odiada pelos políticos e detentores da riqueza, Eva Perón vê reforçado o seu carisma pela máscara que afivela a sua doença que a atira para a morte, aos 33 anos. Por detrás da sua fragilidade, pela obstinação com que defende os seus princípios, pela obsessão com que pretende resguardar a sua imagem, pelo sonho com que demarca a sua passagem e transmite aos mais carenciados, Evita é a face dum Peronismo que foi a grande ilusão de uma América sofrida.
É esta trajetória que Roberto Cordovani persegue através do texto que deu corpo à obra “Eva Perón, O Espectáculo”.
Trabalho minucioso e de rigor que o fez investigar junto a Iolanda Aldrei e Angelo Bréa múltiplas obras sobre o período político vivido na Argentina e sobre a vida da mulher que deu face a um momento único na vida dum país que nunca mais a esqueceu. O que mais apaixonou o Autor-Ator foram a interioridade da personagem,  as interrogações, a voluntariedade, o disfarce.
A montagem de “Eva Perón, O Espectáculo” é de grande rigor e ambição. Nela se envolveram e se envolvem diversas pessoas entusiasmadas com o projeto que demorou, na primeira montagem em 1995, um ano para se concretizar.
Desde a pesquisa de dados sobre a envolvência que rodeou os espaços onde se movimentaram os Governantes da Argentina na época, até a pequenos pormenores onde se cruzam as linhas arquitetônicas que viriam a servir de base ao cenário.

Gênero: Drama

Elenco: Roberto Cordovani, Bruno Portela, Javi Toste, Montse Fervenza.

Release: clique aqui

Fotos: clique aqui

Vídeo: clique aqui

Classificação: +16 anos


O CUARTO DE GIOVANNI
  
Sinopse:
Ambientada na boémia París dos anos 50, O Cuarto de Giovanni ten como tema principal o espertar dun home ante a súa verdadeira natureza homosexual. David (Roberto Cordovani), un americano que vive en París coñece Giovanni, un fermoso italiano, nun bar gay. Seducido e alcoholizado, David acepta pasar a noite con Giovanni. E esa noite se prolonga ata converterse en tres meses de paixón no Cuarto de Giovanni onde o mozo americano buscará refuxio e atoparás amor.
Incapaz de afrontar a nova vida que se abre ante el, e o seu amor por Giovanni, David foxe cobardemente cando a súa moza Hella regresa a París. Nesta historia, Baldwin integra o desexo nunha trama que desenvolve o "problema" da homosexualidade en esquemas culturais máis amplos. "A emoción é o máis importante no espectáculo, e o prexuízo que existe entre os homosexuais", afirma o produtor e actor Bruno Portela.
Montaxe ten estética minimalista, utilizando o mínimo de elementos. Cordovani asina luz, son e vestiario.  A luz traballa con recortes cinematográficos. Os figurinos presentan pezas dos anos 50. A banda sonora é marcada con son dunha máquina de escribir e presenta música contemporánea.

Gênero: Drama

Elenco: Roberto Cordovani, Rafael Amargo, Bruno Portela e grande elenco.

Release: clique aqui

Fotos: clique aqui

Vídeo: clique aqui

Classificação: +18 anos



ISADORA DUNCAN

Sinopse: 
O espectáculo é basado na autobiografia da revolucionária e célebre bailarina norteamericana. Con texto, direción e interpretación de Roberto Cordovani e particpação especial de Bruno Portela, a montaxe abranxe os principais acontecementos da vida da artista. A peza estreou en 2000, en Portugal e en 2010 presentouse no Brasil, nunha tempada pólo Sur do país.
A obra fixo tamén funcións em anos anteriores por Bolívia e España.

Contada en primeira persoa, a encenación presenta as diversas personagens e acontecementos que fixeran da vida da bailarina un referencial de liberdade, revolución, arte e traxédia. Nesta obra teatral são recriadas catro coreografias extraídas dos dibuxos do consagrado escultor francés Auguste Rodin que, durante ensaios de Isadora, dibuxou as posturas da bailarina inspiradas na mitoloxía grega. A túnica utilizada no espectáculo foi creada pola Maison Chanel de Paris.

Gênero: Drama

Elenco: Roberto Cordovani e Bruno Portela.

Release: clique aqui

Fotos: clique aqui

Vídeo: clique aqui

Classificação: +12 anos




 ORLANDO

Sinopse: 
Trata-se do mais fascinante Ser Humano jamais visto. Na sua essência fundiam-se a força de um homem e a delicadeza de uma mulher.
Orlando vive ao longo de quatro séculos (1570-1928) e assume as mais diversas formas. É pagem de Isabel I, amante de uma princesa russa e embaixador em Constantinopla.
Orlando dorme durante dias a fio apenas para acordar e descobrir que é mulher e que continua a ser uma criatura tão bela e sensual e cheia de vida como quando era homem.
Os tempos mudam, mas Orlando permanece intocável.
Esta é a principal obra de Virgínia Woolf publicada em 1928 que agora é a recente produção da Companhia Internacional de Teatro de Repertório Arte Livre em comemoração ao 83º aniversário da sua publicação.

Gênero: Drama

Elenco: Roberto Cordovani e Bruno Portela.

Release: clique aqui

Fotos: clique aqui

Vídeo: não disponível

Classificação: +12 anos





(atulalizado em 29/12/2011, às 16:41h)